No universo criado por J.R.R. Tolkien, uma das passagens que mais chama minha atenção é a história por traz de Minas Ithil ou Minas Morgul.
Desenho de Minas Ithil
Com a destruição de Númenor, os remanescentes que conseguiram sobreviver desembarcaram na Terra Média. Os filhos de Elendil, líder dos númenorianos, Isildur e Anárion, desembarcam em Gondor. A Isildur foi atribuído uma província próximo de Ithil e fronteira com Mordor, e lá ele construiu a cidade Minas Ithil. Lá ele plantou a árvore branca de Nimloth, uma muda de Númenor, plantada por Celeborn. Seu irmão Anárion construiu a cidade de Minas Anor (Minas Tirith). Com o ressurgimento de Sauron em Mordor, Minas Ithil era constantemente atacada. Num desses ataques conseguiram tomar Minas Ithil e expulsar Isildur. Muitos foram os confrontos para a sua retomada, porém com o auxílio do exércitos de Elendil e Anárion, Isildur recupera a cidade de Minas Ithil.Na batalha, Anárion é morto. Assim, Isildur opta por retirar a Árvore Branca de Minas Ithil e a planta em Minas Tirith (que passou a ser o símbolo de Gondor).
Elendil aparece em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, na união de elfos e homens e a queda de Saúron.
Isildur, em O Senhor dos Anéis. Isildur derrotou Sauron, cortando o anel do poder de sua mão. Porém, acabou cedendo a tentação e não o destruiu.
Minas Tirith, cidade gêmea de Minas Ithil.
Desenho de Minas Ithil.
A Árvore Branca, símbolo de Gondor.
No tempo de Eärnil (descendente de Isildur) Minas Ithil é definitivamente tomada por Saúron. Com o fortalecimento de Saúron e o surgimento dos seus servos mais fortes, os nasgûl ou Nove Espectros do Anel, Minas Ithil é invadida pelas forças sombrias. A partir dali os nasgûl fazem de Minas Ithil sua morada, agora chamada de Minas Morgul ou Torre da Bruxaria. Eles a transformaram num local de tanto pavor que ninguém ousava contemplá-la. Nos filmes de O Senhor dos Anéis vemos Minas Morgul em O Retorno do Rei.
Desenho de Minas Morgul, com Frodo, Sam e o Gollum a passando em frente de Minar Morgul para chegarem a Mordor.
Minas Morgul, em O Senhor dos Anéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário