Nárnia 4 confirmado!!!

Nárnia 4 confirmado!!!

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Inferno: uma inspiração para se ler A Divina Comédia.

Em 13 de outubro estreia a adaptação cinematográfica da nova aventura do simbologista Robert Langdon (Tom Hanks), Inferno, de Dan Brow. Tanto para Código da Vinci quanto Anjos e Demônios, somente li os livros após assistir as adaptações. Com Inferno propus fazer diferente, apesar de nesse meio tempo já ter lido também outras obras de Brown, tal como Símbolo Perdido (o melhor dele) e Fortaleza Digital.

Capa americana de Inferno, a mesma da versão brasileira.

Muitas criticam Dan Brow pela semelhança entre seus livros, isto é, utiliza a mesma receita alternando ou adicionando apenas alguns ingredientes a trama. É, realmente nas obras que trazem Langdon como protagonista sempre há um par feminino, a "mocinha" (ou não tão mocinha assim), que o auxilia a desvendar os mistérios e enigmas e, claro, tem uma queda por ele. Ele por sua vez corresponde no máximo com um beijo. Outro ponto são as reviravoltas, que marcam as tramas de Brown. Não se pode dizer quem é bom ou ruim até se finalizar a última linha dos livros. Isto é bom, porém as vezes é um pouco confuso.

Mais uma vez o premiado ator Tom Hanks da vida ao simbologista Robert Langdon.

Apesar das críticas, o que não se pode negar é todas as obras de Dan Brown são uma verdadeira aula de História, nos levando a uma viagem pela cultura, arte, literatura... Só por esse fator acredito que a leitura de suas obras já seja válida. Em relação a Inferno, sua última publicação (2013), a históra inicia-se  na cidade italiana Florença e termina em Istambul.

Tudo começa com suicídio de Bertrand Zobrist, um famoso geneticista, especialista em manipulação genética. Zobrist era um líder do movimento Transhumanista, acreditando que com a contribuição da ciência o homem poderia chegar um dia ao clímax de sua evolução, sobretudo do ponto de vista intelectual. Porém, acreditava também que era improvável a chegada do ser humano a esse estágio da evolução, sobretudo em decorrência da superpopulação que geraria miséria e fome. Assim, defendia a imediata intervenção em prol de um controle populacional.

Símbolo do movimento Transhumanista. Mais uma vez Dan Brown polemiza com elementos e instituições reais em suas tramas, tal como já fez com a maçonaria e os Illuminati.

 Antes de se suicidar, Zobrist gravou um vídeo relatando que em determinado local há um objeto que "transformará o mundo". Nesse vídeo, ele veste uma máscara de pássaro e se autointitula "Sombra" e"Inferno", referindo-se a uma das três partes do livro de Dante Alighieri, A Divina Comédia. Sim! Zobrist trata Inferno como prelúdio do que espera a humanidade caso algo não seja feito para controlar o crescimento populacional e justifica o que fez nisso.

A Divina Comédia, obra de Dante Alighieri, que é subdividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

As referências ao Inferno são o clímax desse libro. Não li A Divina Comédia, todavia após tantas referências acredito ser um livro essencial e certamente estarei lendo em breve. Acredito que esse foi um dos objetivos de Brown ao publicar essa obra, isto é, trazer uma visão mais misteriosa, acessível e talvez simplista de A Divina Comédia, para o desperta do interesse para a sua leitura na íntegra

O Mapa do Inferno, obra de Boticelli, que se baseou no Inferno relatado por Dante e presente na obra de Dan Brown. Nele o indivíduo passa por uma série de torturas, desde ter que passar em larva fervendo até ser comido por um diabo de três cabeças, de acordo com os pecado cometido.

 Assim, toda trama gira em torno de desvendar o mistério (onde esta e o que é objeto escondido por Zobrist?). Zobrist deixa pista e símbolos para se encontrar tal objeto (com qual objetivo? Não sei, possivelmente insanidade), tudo baseado no Inferno. E claro, onde há símbolos há Langdon. E junto dele há a jovem superdotada Sienna Brooks (lembram-se do par feminino...), que já teve um envolvimento amoroso com Zobrist. Juntos, Sienna e Langdon tentarão desvendar esse mistério e quem sabe salvar a humanidade... ou não!  

Robert Langdon e Sienna Brooks, interpretada pela atriz Felicity Jones.

Fora isso, esse livro trouxe várias curiosidades e informações que desconhecia, tal como a existência do Consórcio, uma instituição que faz qualquer coisa anonimamente, desde que pagando muito bem.
Com direção de Ron Howard, o mesmo de O Código da Vinci e Anjos e Demônio, Inferno tem tudo pra tão polêmico quanto seus antecessores. Ao menos história pra isso tem! Ficou curioso para ler essa obra? Recomendo a versão ilustrada, que pode ser encontrada em qualquer livraria e facilita bastante em relação ao entendimento da leitura. Abaixo confira o trailer da adaptação e algumas outras curiosidades.


Tom Hanks, Dan Brown e Ron Horwad, que mais uma vez assumi a direção.

Trailer do filme

Ficou curioso em relação ao Inferno idealizado por Dante. O link a seguir detalha isso e trás uma versão em HD do Mapa do Inferno. Confira lá!
<https://unalucciola.com/2014/01/26/mappa-dellinferno/>




Nenhum comentário:

Postar um comentário