Nárnia 4 confirmado!!!

Nárnia 4 confirmado!!!

domingo, 6 de setembro de 2015

Maze Runner: Prova de Fogo e "Prova de Raios"?

O título da segunda obra literária da saga Maze Runner, "Prova de Fogo", certamente faz alusão ao deserto causticante que o planeta infestado pelo fulgor se tornou, em função das erupções solares que precederam a pandemia. 

 
Todavia, em um capítulo significativo do livro os clareanos enfrentam uma "prova de raios". Sim, Thomas e os demais são vítimas de uma tempestade de raios em meio ao deserto, e singularmente uma tempestade sem chuva. Pelo instinto de sobrevivência, os clareanos buscam urgentemente abrigos nos prédios das cidades desérticas. 


Confesso que quando li esse trecho do livro pude visualizar o caos que essas cenas remetem. Os clareanos correm desenfreadamente buscando abrigo, vendo nesse percurso alguns de seus amigos a poucos metros de distância serem atingidos por raios. É desesperador! Isso só aumentou a expectativa em relação a adaptação cinematográfica. No trailer pode ser visualizada parte dessa cena, que promete ser uma das melhores e com mais ação do filme
 

Enfim, já não bastasse verdugos e cranks, os clareanos ainda tem como obstáculos à sobrevivência tempestades de raios. Definitivamente nada é fácil  na distopia criada por James Dashner. Lembrando que a adaptação de "Prova de Fogo" estreia daqui 11 dias (dia 17 em todo território nacional). 


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Maze Runner: CRANKS

A 14 dias de estreia do segundo longa da série literária Maze Runner proponho postar diariamente notícias, curiosidades e rumores acerca dessa adaptação tão esperada pelos fãs. Prova de Fogo, nome do segundo livro e filme da saga, da continuidade aos acontecimentos de Correr ou Morrer, que estreou nos cinemas mundiais a cerca de um ano. Devido ao sucesso do primeiro filme, a FOX decidiu por adaptar a trilogia ao cinema. A adaptação de Cura Mortal, último livro da série, estreará em fevereiro de 2017. 



Quando li Prova de Fogo, uma das coisas que mais chamaram a atenção foram os Cranks. Os Cranks eram humanos que ao serem contaminados pelo fulgor passaram por um processo de transição e tornaram-se espécies de zumbis (SPOILER: vale ressaltar que o fulgor em nada tem a ver com as alterações climáticas, más sim como uma tentativa frustrada do CRUEL em eliminar parte da população mundial restante, tendo em vista que haveria escassez de alimentos e água. O CRUEL contaminou a população com uma "doença" que não continha antídoto e tudo deu no que deu. O fulgor tornou-se uma pandemia). Da população mundial que sobreviveu as erupções solares e outros fenômenos naturais, a grande maioria virou Cranks.

 
 Os poucos sobreviventes vivem isolados em grupos e a margem das grandes cidades desérticas. É neste cenário de caos mundial, com cidades em ruínas, calor escaldante, tempestades de raios e muita (mas muita mesmo) areia que se passa Prova de Fogo. Os Cranks são um obstáculo a mais na luta de Thomas e os clarenos contra o CRUEL.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Interestelar: mais um acerto de Christopher Nolan

Christopher Nolan é um dos cineastas mais aclamados da atualidade. É o principal idealizador do universo DC no cinema com a releitura do personagem Batman (Christian Bale) em sua Trilogia "O Cavaleiro das Trevas". Nolan também dirigiu e roteirizou o indicado ao Oscar A Origem, além de ter produzido Homem de Aço. Seu sucesso mais recente é a aclamada ficção científica Interestelar

 
Abordando conceitos científicos relativamente complexos, tais como buraco negro e buraco de minhoca, Nolan nos prestigia com uma obra-prima emocionante que coroa sua carreira. Destaca-se no longa a atuação de Matthew McConaughey e de Anne Hathaway, a trilha sonora ímpar de Hans Zimmer (parceiro de Nolan de longa data) e os efeitos especiais (Interestelar ganhou merecidamente o Oscar nessa categoria). É memorável também o design e o funcionamento dos robôs assistentes TARS e CASE, que tornam-se personagens centrais na trama.

Trilha Sonora de Hans Zimmer
 
 TARS e CASE


Robô TARS em ação 

Confesso que esse é um dos filmes que mais gostei no ano passado. Fui no cinema com certa expectativa por ser um longa do diretor da trilogia "Batman" e não me decepcionei. Agora é esperar para Nolan nos presentear com novas obras como essa, que emocionam e ficam na memória. Até o momento não foi divulgado nenhum projeto grandioso dirigido por Nolan após Interestelar. Enfim, e vocês, o que acharam de Interestelar? Gostam das obras de Nolan?

terça-feira, 1 de setembro de 2015

MAD MAX: Trilha Sonora

MAD MAX 4: Estrada da Fúria é certamente um dos melhores, se não o melhor filme do ano até o momento. Com cenas de ação de tirar o fôlego, com direito a muitas cenas de perseguição  entre carros turbinados num mundo desértico pós-apocalíptico, fora a espetacular atuação de Charlize Theron como Furiosa, MAD MAX 4 foi sucesso de crítica e ascendeu George Miller como um dos diretores mais badalados do momento (ele está sendo sondado para dirigir Homem de Aço 2).

 Charlize Theron como Furiosa


São vários os pontos que fazem de MAD MAX 4 um verdadeiro espetáculo. Pode-se apontar, por exemplo, os impecáveis efeitos especiais e visuais. Miller optou pelo máximo possível de realismo, com reprodução de cenas de perseguição e explosões, evitando o uso de "tela verde", indo na contramão da maioria dos diretores de Hollywood. Outro ponto de se destacar é a trilha sonora. Idealizada pelo músico e DJ holandês Junkie XL, a trilha se destaca pelos tons acelerados, que remontam a desordem e ao caos, intimamente relacionados ao enredo do filme. Confira a seguir as principais faixas dessa maravilhosa trilha sonora. 

Bhothers in Arms

Flamethrower Guitar
 
E vocês, o que acharam do filme e da trilha sonora de MAD MAX 4?

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O Silmarillion: de Ilúvatar à criação de Elfos e Homens.

O Silmarillion é sem dúvida o livro mais engenhoso criado por J.R.R. Tolkien e também o que lhe deu mais trabalho. Inclusive, Tolkien não conseguiu finaliza-lo em vida, sendo o seu filho Christopher Tolkien o responsável por organizá-lo. O livro remonta os acontecimentos que precedem a aventura de Bilbo Bolseiro na montanha de Erebor e a saga do Anel. Conta inclusive a origem do Universo criado por Tolkien, indo muito além da Terra Média. A maior parte da mitologia Tolkieniana é abordada nessa obra. O livro é divido em espécies de capítulos, donde o primeiro deles é denominado Ainulindalë. 



 Ainulindalë é um capítulo relativamente curto, porém demasiado complexo. Trata-se de uma espécie de "Livro dos Gêneses" do Universo de Tolkien, abordando a figura ímpar de Eru, ou também chamado de Ilúvatar (uma espécie de "Deus"), que a partir de seu pensamento criou os Ainur, os Sagrados, para lhes fazer companhia.  
Melkor, o mais poderoso dos Ainur, confronta Eru numa espécie de sinfonia badalada por eles e pelos outros Ainur. Ilúvatar desafia Melkor pelo afronte cometido, que recua envergonhado e com ira. A rebeldia de Melkor não acaba aí, tendo ele se transformado futuramente no maior vilão do Universo Tolkien, o Morgoth. 

Morgoth

Em um momento singular da sinfonia, donde apenas Ilúvatar "expressava-se", são criados os Filhos de Ilúvatar, que na verdade são os Elfos (os Primogênitos) e os Homens (os Sucessores). Estes habitam um local escolhido por Ilúvatar, no espaço, entre as estrelas. 

Elfos, os Primeiros Filhos de Ilúvatar
  
Desta forma, fica a dica para a leitura desse livro maravilhoso criado por Tolkien. Vale muitíssimo a pena conferir, em especial para aqueles que gostam do gênero fantasia. Abaixo coloco um vídeo contendo o resumo de "O Silmarillion". Em post futuros falarei mais sobre essa obra-prima de Tolkien.


domingo, 30 de agosto de 2015

Maze Runner: o final de Teresa (Spoiler)

Desde que vi "Correr ou Morrer" no cinema Teresa foi instintivamente a personagem que mais gostei. Corajosa, destemida, inteligente, teve que viver num ambiente mais que hostil, a Clareira, sendo ela a única garota entre um bando de garotos. Quando li os livros essa admiração a personagem apenas aumentou. É evidente que ela não era perfeita, tendo em vista que trabalhou para o CRUEL e cometeu algumas atrocidades, assim como Thomas, aos próprios clareanos (claro que isso é questionável tendo em vista que ela e Thomas eram meio que forçados a isso). 


Em "Prova de Fogo" (Spoiler), Teresa e Aris traem Thomas a mando da CRUEL. Fica evidente que eles tiveram que fazer aquilo (eu faria o mesmo!) para o bem dos próprios clareanos. Pode-se dizer que Terera praticamente salvou a vida de Thomas e dos outros (caso ela não fizesse isso a CRUEL mataria os clareanos através dos micro-chips). Em capítulos futuros de "Prova de Fogo" e em "Cura Mortal", todos cruzificam Teresa por essa "traição" (ou melhor, por ter salvou a vida todos!!!), em especial o arrogante Minho. Thomas praticamente não da chance para Terera se explicar (apesar de afirmar pra si mesmo que sente uma pseudo-paixão por Teresa). Pra mim Thomas nunca gostou de Teresa, caso contrário teria dado oportunidade pra ela se justificar. Porém, quem achava que Teresa ficaria abalada por isso se engana, muito pelo contrário, continua forte como nunca e vai se tornando a verdadeira heroína da série.
 

Vale ressaltar que Brenda também traiu e mentiu para Thomas, pois também trabalhava o tempo todo para a CRUEL. Porém, todos a perdoaram facilmente (ao contrário de Teresa). Vai entender? 
 Todavia, apesar da maneira com que a história se desenrolava não me agradar nem um pouco (o livro a Cura Mortal é de longe o mais fraco da série), ainda tinha esperança para um final digno. Não que Thomas ficasse com Teresa (até porque ele não a merecia!) e Brenda se "ferrasse", mas sim que cada um tivesse o merecido final feliz, depois de terem passado tudo aquilo (verdugos, cranks, labirinto e tudo mais).

 
 Porém, James Dashner nos agracia com um dos piores finais de séries de livros que já li. Sim, um dos piores de todos! Ele simplesmente mata Teresa. E como Teresa morre? É evidente, salvando mais uma vez Thomas!!! Teresa desloca Thomas quando uma viga de concreto caia sobre ele. O concreto cai sobre ela, esmagando seu corpo. O pior é que tecnicamente Thomas nunca perdoou Teresa pela "traição" (aquele "sinto muito" no leito da morte dela certamente não conta!). A cena final não poderia ser diferente, com Thomas e Brenda se beijando num mundo sem fulgor.
Enfim, é extremamente decepcionante o final de Maze Runner. É uma pena, tendo em vista que os dois primeiros livros são realmente incríveis. Em breve colocarei um post sobre "Ordem de Extermínio", quarto livro da série que se passa durante o processo de contaminação mundial pelo fulgor. E vocês, o que acharam do final da trilogia Maze Runner?

sábado, 29 de agosto de 2015

Harry Potter: algumas reflexões

"A morte é apenas uma travessia do mundo, tal como os amigos que atravessam o mar e permanecem vivos um nos outros. Porque sentem necessidade de estar presentes, para amar e viver o que é onipresente. Nesse espelho divino veem-se face a face; e sua conversa é livre e pura. Este é o consolo dos amigos e, embora se digam que morrem, sua amizade e convívio estão, no melhor sentido, sempre presentes, porque são imortais".  Willian Penn, More Fruits of Solitude.

       Citação que está presente no "prelúdio" de Harry Potter e as Relíquias da Morte. 



 Linda citação escolhida por J.K.Rowling, que remontam reflexões acerca da relação não tão antagônica "vida/morte", sobre o poder da amizade e do amor, elementos intrínsecos a sua obra. Mais um acerto dos inúmeros da mestre Rowling. 





sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Séries que Deixaram Saudades: LOST

Como primeiro "quadro"fixo do blog proponho postagem semanais (toda sexta-feira) sobre alguma série que de diversas formas deixou saudades. Não trata-se de uma resenha sobre a série, más sim apenas alguns apontamentos que justificam o fato da série ingressar nesse quadro. Para iniciar o quadro escolhi a série LOST. A série foi sem dúvida um grande sucesso de audiência, sendo que o episódio piloto bateu vários recordes na TV americana. Com um gênero que mescla suspense, drama e de certa forma questões "religiosas", a série inovou principalmente na forma de mostrar os personagens, com inúmeros flashbacks e tudo mais.


Uma das mentes por trás de LOST é o genial J.J.Abrams (de FRINGE, Star Trek e o novo Star Wars). Apesar de todo o sucesso, a série ocasionou a demissão do presidente do canal em que era exibida, a ABC (um dos canais da Disney), devido ao estrondoso orçamento apenas do episódio piloto (cerca de 18 milhões de dólares). A série conta com 6 temporadas. O elenco é de primeira, com destaque para Jorge Garcia (Hurley), Matthew Fox (Jack) e  Terry O'Quinn (Locke).


Apesar do final da série ser criticado por deixar muitas perguntas sem respostas (os roteiristas Damon Lindelof e Carlton Cuse são "crucificados" por isso), a série como um todo é sem dúvida incrível (pra falar a verdade gostei bastante do final e num futuro post colocarei a "justificativa" para isso ;-) ). Também destaca-se a trilha sonora composta por Michael Giacchino. Enfim, todos esse elementos justificam o sucesso da série. E vocês, o que acharam da série? O final foi digno? 

                                                     Primeira e Última cena de LOST


Ahhh, e para vocês, qual série deixou saudades?

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O Enigma do Príncipe: Cena Deletada

São raras as vezes em que somos agraciados com alguma cena que não consta na obra literária e que seja realmente boa. Pelo contrário, na maioria das vezes reclamamos (e com razão) de trechos relativamente grandes dos livros não adaptadas ao cinema (lembro da frustração por não terem colocado o enterro de Dumbledore em "O Enigma do Príncipe"). Todavia, uma cena fantástica que não consta no livro (ao menos não assim evidente) e que infelizmente foi cortada da versão de cinema de "O Enigma do Príncipe" é a cena a seguir 


A trilha sonora singular, somado ao tom sombrio que caracteriza todo o filme e os futuros acontecimentos que remontam a partir dessa cena a evidenciam como uma das cenas mais tristes e comoventes de todos os filmes de Harry Potter. É de lamentar que não a colocaram na versão cinematográfica final. A desculpa para a retirada da cena foi que ficava evidente pela fisionomia de Severo Snape o seu pesar em matar Dumbledore, isto é, ele não tinha a intenção, mas mesmo assim teria que faze-lo. Não creio que seja uma desculpa digna, tendo em vista que já não era segredo pra ninguém a forma com que finalizara a série (o livro "As Relíquias da Morte" já havia sido lançado a bastante tempo). E vocês, incluíram a cena na versão cinematográfica?  

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Prova de Fogo

Maze Runner: Correr ou Morrer estreou a praticamente um ano. Foi um daqueles filmes que fui ver com baixíssima expectativa. Desconhecia a obra literária e não havia gostado muito da premissa do filme. Todavia, após a sessão saí do cinema muito satisfeito com o que havia visto. Fui no mesmo dia comprar a série de livros e os li em pouco tempo.


O segundo livro da trilogia (não considero "Ordem de Extermínio" parte da mesma história), "Prova de Fogo", é de longe o mais cativante, com muitas reviravoltas e trechos de suspense singular para uma obra infantojuvenil. O terceiro livro, "A Cura Mortal", tem bons momentos, mais o final é sofrível, em especial o que ocorre com uma personagem extremamente injustiçada (falarei disso numa futura postagem ;-) ). A adaptação do segundo livro estreia em 17 de setembro (daqui 22 dias!) e confesso que estou ansioso pra ver como os roteiristas "reescreveram" esse segundo capítulo da saga dos clareanos. O trailer pode ser visto a seguir.




Tomarem que acertem igual ao primeiro longa, que apesar de grandes diferenças em relação ao livro, ainda assim manteve a essência e foi de modo geral um bom filme. Agora é esperar... e vocês, ansiosos para a estreia?


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Trilhas Sonoras



Uma das melhores coisas dos filmes, séries e games muitas vezes não está no roteiro ou na qualidade gráfica, más sim nos sons. As trilhas sonoras muitas vezes marcam uma produção. Quem não se se lembra de Tom Cruise e suas "missões impossíveis" com aquela famosa trilha sonora que todos conhecemos? Esse é apenas um de milhares de exemplos. Gosto muito de trilhas sonoras e de vez em quando me perco escutando algumas. No caso de Harry Potter, a trilha sonora é nada menos que fantástica. Confira e relembre algumas delas:

                            "Dumbledore's Farewell", de Harry Potter e o Enigma do Príncipe


                            "Courtyard Apocalypse", de Harry Potter e as Relíquias da Morte - 2

            "A Window to the Past", de Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban 

                                        "Prologue", de Harry Potter e a Pedra Filosofal

 E vocês, o que acham das trilhas sonoras de Harry Potter?

 

 

 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Harry Potter: muito mais que uma saga

São muitas as pessoas que foram e ainda são fãs de um dos maiores fenômenos da literatura mundial: a série Harry Potter. Não apenas jovens e crianças, mas também adultos de todas as idades. Sou um desses fãs, que veem na criação de J.K.Rowling muito mais que uma simples série de livros. Porém, a minha visita ao mundo literário imaginado por J.K.Rowling foi tardio, mas não menos impressionante.  Após um colega e fã das adaptações cinematográficas  insistir permanentemente que eu visse os filmes (isso em 2008, quando a adaptação de"O enigma do príncipe" já estava sendo gravada e com todos os livros publicados!!!), aceitei o "desafio" e os vi. Lembro-me de ter um certo preconceito em relação a obra, apesar de não saber ao certo a origem do mesmo. Achava que seria perca de tempo. Todavia, quando vi todos os filmes lançados até ali, me dei conta do quanto tinha perdido e me perguntava em que planeta vivia que não havia assistido aqueles filmes ainda. Foi incrível. Agradeci muito ao meu colega por ter dado a oportunidade (e insistido nela) de poder vivenciar esse "novo mundo" - por sinal muito mais interessante que o mundo "trouxa". A partir daí li (e reli) os livros e me emocionei ainda mais com essa história. Um dos dias mais incríveis da minha vida foi o dia da Première Mundial em Londres de "As Relíquias da Morte - Parte 2", transmitida mundialmente ao vivo. Apesar de não estar lá presente, o fato de saber que seria o último filme da saga, com a despedida do elenco e tudo mais, fez daquele dia um dia singular. Assim, fico muito feliz em ter como primeira postagem do blog algo relacionado a Harry Potter. E vocês, como conheceram o universo bruxo nesse mundo de trouxas?